Newsletter
Moda

Exposição “Yes! Nós Temos Biquini”conta a história do ínicio da moda praia brasileira

14 de maio de 2017

Dia desses estava em busca de um livro interessante sobre moda e me deparei com o “Made in Brazil” da jornalista Lilian Pacce.O livro trata da evolução da peça mais representativa da moda brasileira, o biquini ( na minha opinião é claro kkk). Quem não fica contando os dias para “desfilar” seus queridinhos pelas areias do mundo? Ou quando estamos fora do Brasil e alguém pergunta: da onde é seu biquini? E toda orgulhosas respondemos, brasileiro!!!!


O projeto ficou tão rico que agora vai se tornar uma exposição no CCBB do Rio de Janeiro. Com cerca de 120 0bras entre peças, obras de arte, depoimentos, que contam a evolução dessa peça tão nossa a mostra será aberta ao público no próximo dia 15 de maio .Com curadoria da própria Lilian Pacce, o passeio pela exposição “Yes! Nós Temos Biquini”, começa com uma explicação histórica da criação do engenheiro francês Louis Réard que ousou diminuir a calcinha de cintura alta e revelar o umbigo das mulheres. Réard queria que sua invenção fosse tão marcante quanto os primeiros testes nucleares que estavam acontecendo no Atol de Bikini, por isso o nome da peça!!!

Essa é uma das muitas histórias que podem ser vistas sobre essa peça do vestuário feminino que retrata através das décadas a posição das mulheres na sociedade. Você já imaginou o que seriam dos editoriais de moda sem beachwear? Pois é, impossível de imaginar, mas quem foi precursor de tudo foi ilustrador Alceu Penna que “ditava” as tendências na extinta revista O Cruzeiro com as “Garotas do Alceu”,as itgirls da época.

Para quem gosta de história da moda, a exposição é um passeio imperdível!Perceber que uma peça com mais de 70 anos , que parece parece tão simples, (três partes de tecido ), é uma das grandes responsáveis pelo tão falado empoderamento feminino. O lifestyle criado em torno dela é incrível, e os designers brasileiros souberam fazer isso tão bem que o país é referência mundial absoluta em beachwear. Todo mundo quer um biquini brasileiro!!!

E depois desse mergulho, é nossa vez de aumentarmos mais um capítulo à esta história. Agora provamos que o biquini e o maiô sairam das areias e lindamente podem ser vistos circulando em diversas situações do nosso dia-a-dia. E cada vez mais vemos marcas apostando neste mix. Poder trazer o beachwear para todas as coleções adaptando tecidos e modelagens retrata a democracia desta peça.

Quem se animou, a exposição tem entrada franca e acontece entre os dias 15 de maio e 10 de julho!!!!

beijos, Renata Schiavo
Comente via facebook
Escreva seu comentário
Instagram
@reschiavoo
Topo